Os caminhos da pós-graduação
Escrito porRoney Madureira- 28/05/2015
Nestas ultimas semanas tenho escrito sobre as etapas da formação educacional no Brasil. Acredito que as informações que tenho tratado são de certa maneira bem simples, contudo, tenho certeza de que podem ajudar alguns novos navegantes.  Neste artigo vamos tratar da pós graduação, ou seja, a continuidade de formação que, se você quiser, pode fazer depois de se graduar.  
A maioria das pessoas que fazem graduação no Brasil não seguem os caminhos da pós-graduação, de todas as maneiras cada vez mais a quantidade de pessoas que buscam se aperfeiçoar tem aumentando. Fazer uma pós graduação pode ser um grande diferencial no seu currículo. As pessoas que possuem um título de pós- graduação passam a ser vistas pelo mercado de trabalho de uma forma diferente. O mais interessante é que em nosso país, as oportunidades para seguir estudando são muitas, ou seja, a maioria das universidades possuem programas de pós-graduação, sobretudo, os de Lato Sensu.
Depois de terminar sua graduação, você poderá determinar quando e como fazer a sua pós-graduação, o tempo para isto é você quem faz. A única condição é que você já possua um certificado de graduação.
Vale lembrar que não é necessário fazer uma pós na mesma área da sua formação, contudo, há casos especiais, onde para seguir estudando é necessário ter feito graduação na mesma área, como por exemplo, a Saúde.
Para seguir neste caminho faça um planejamento, veja o que você quer estudar, o tempo que você poderá destinar, o dinheiro que será investido e todos as coisas relacionadas ao seu novo curso. 
São dois os caminhos que você pode seguir, um se chama Lato Sensu e outro Stricto Sensu. O primeiro é o mais comum na maioria das faculdade, isso porque este tipo de curso está muito voltado para áreas administrativas e comerciais, neste grupo estão as especializações e MBA (master of business administration) que normalmente é muito procurado por executivos e profissionais de empresas públicas e privadas. A duração destes cursos costuma ser rápida, mais ou menos dois anos, e o valor varia conforme a faculdade, depende muito do nome, reputação e dos professores de cada instituição. Alguns destes cursos são vendidos com estágios no exterior, por exemplo, você compra o curso no Brasil, mas uma parte dele é realizada em outro país, normalmente EUA ou alguns países europeus. Se você se interessa por esta pós graduação, busque as instituições que a promovem na sua cidade e veja quais são os requisitos exigidos para a vinculação. 
Por outro lado, temos a formação Stricto Sensu. Nesta modalidade o tempo costuma ser maior pois a intenção é formar pessoas muito especializada em determinados assuntos. Nosso país tem saído na frente na América latina nesse aspecto, o número de Doutores tem sido cada vez maior e nossas universidades tem ganhado cada vez mais prestígio. É habitual que a pessoa que escolher esse caminho, faça primeiro um mestrado que normalmente possuí a duração de dois ou três anos e está disponível na maiorias das universidades públicas e privadas. Ao terminar o mestrado, alguns seguem em sua formação e buscam entrar em um programa de doutorado, esse costuma ter duração mínima de 4 anos. Mas se ainda quiser continuar estudando, a pessoa pode fazer um ou vários Pós-doutorado, com duração média de um ano cada um. Por ultimo, se essa pessoa estiver vinculada a uma universidade pode fazer uma Livre docência. O caminho é longo e árdua, demanda sobretudo comprometimento e dedicação. Raras pessoas chegam as ultimas etapas de formação, ainda que esse caminho seja o sonho de muitos.
Esse cursos não costumam ser baratos, de todos os modos, há bolsas de estudos para quem quer seguir estudando. Abaixo o link de dois órgãos públicos que fornecem bolsa de estudos e que fazem também a avaliação dos nossos cursos superior.
(Capes) http://www.capes.gov.br/
(FAPESP)  http://www.fapesp.br/
Acredito que o mais importante é avaliar como você quer o seu futuro profissional. Se é melhor escolher um curso lato sensu, ainda que muitos podem fazer mestrados em áreas administrativas ou seguir cursos de stricto sensu, que estão mais vinculados à academia. Boa sorte e bons estudos.
Sou um cidadão do mundo e, neste momento decidi fixar moradia no país do meu coração, A Colômbia. Estudei filosofia e ética na PUC de Campinas e, atualmente destino meu tempo principal como programador de conteúdos de aprendizagem da fundação GCFAprendeLivre.org. Gosto de tudo aquilo que pode elevar meu espírito e fazer do meu mundo um lugar melhor, como as artes, a literatura, a música, a dança e mais. Acredito de verdade, que a vida é para ser sentida e desfrutada.