Existe algo que não lhe deixa realizar seu sonhos.
Escrito porRoney Madureira- 19/06/2015

Num desses finais de semana fiquei super animado com uma lista contendo uma série de coisas para fazer, tais como, levar algumas roupas para costureira, botar o meu quarto em ordem, começar a leitura de um livro recém comprado, ver um filme novo no cinema que estava esperando há muito tempo e algumas outras coisinhas. Apenas mais ou menos 50% daquilo que havia planejado foi realmente realizado. Isso fez com que no domingo a noite eu me perguntasse e buscasse entender o motivo que explicasse o porquê de eu não ter conseguido executar meus propósitos daquele fim de semana. Uma palavra me veio a mente como resposta: A Procrastinação.

Essa palavra – bem desconhecida ainda – significa a grosso modo, adiar uma ação sem motivo real, ou seja, deixar de fazer simplesmente por deixar de fazer. Acredito que isto atrapalha e muito nosso progresso individual. O problema no meu caso especifico, não foi a falta de tempo ou a ocorrência de algo que de verdade fizesse com que meus cuidados fossem direcionados para outras situações, na verdade eu procrastinei, no tempo programado para realizar minhas tarefas e não fiz nada, adiei, retardei, fiquei na inação.
Você pode estar pensando que as vezes é necessário também relaxar, deixar as coisas acontecerem, deixar a “vida me levar”. Eu concordo com isso também, um fim de semana relaxado não é um problema, mas quando isso se torna um hábito a coisa fica mais séria. Chego a acreditar que um dos motivos que muita gente não realize seus sonhos é por deixarem as coisas para depois, e nós brasileiros, temos as vezes este comportamento muito enraizados em nosso cultura, ou não é verdade que deixamos muitas coisas para a ultima hora?
Esse comportamento gera por si mesmo uma série de consequências negativas. E nestes momentos nos perguntamos: Por que eu não fiz isso antes? Eu já sabia que era para ser feito faz tanto tempo! Ou ainda, por que eu não estudei com antecedência? Agora não tenho mais tempo e assim por diante. 
Tenho certeza que você está de acordo comigo que procrastinar não é uma atitude boa, ainda mais quando fazemos isso com nossos sonhos e projetos. Vale lembrar que, esperar para encontrar o melhor momento financeiro, circunstancial etc. adequado, desde que pensado, não é procrastinar e sim planejar.
Procrastinar é adiar sem motivo real, é deixar de fazer por preguiça, por comodidade etc., pois a não ação, quase sempre causa mais prazer momentâneo que a ação, o difícil é sempre dar o primeiro passo. Por isso é necessário ter coragem para não procrastinar, pois ficar neste campo, é mais fácil num primeiro momento, mas causa muitos arrependimentos no futuro.

Acontece com qualquer um, não é algo especifico de um grupo de pessoas ou de uma faixa etária, ou seja, todos nós já passamos ou vamos passar por isso algum dia. Ela se manifesta com mais força quando temos que realizar uma tarefa que não é muito agradável ou quanto nos tomará muito tempo.

Bom, já sabemos o que é a procrastinação, como ela acorre e em que circunstâncias. Mas o que fazer para eliminá-la? Penso que deixarmos de procrastinar totalmente é impossível, afinal somos humanos, e como consequência imperfeitos. De todas as maneiras podemos atenuar, diminuir as vezes que ficamos sem agir frente ao que planejamos ou as nossa obrigações.
As palavras chaves são, coragem e determinação. Precisamos pensar a longo prazo, avaliar o que a ação de agora poderá nos trazer como resultado positivo no futuro. Por exemplo, estudar para prova adequadamente e a tempo, lhe trará como resultado ser aprovado e poder dormir tranquilo e sem preocupação.  

Tenho certeza que se pusermos coragem e ação em nossos sonhos, projetos e afazeres sentiremos a satisfação de ter nossos deveres cumpridos. Coragem, determinação, foco, amor e capricho devem acompanhar nosso passos, este é sem sombra de dúvidas o segredo daqueles que entendemos como VENCEDORES.    
Sou um cidadão do mundo e, neste momento decidi fixar moradia no país do meu coração, A Colômbia. Estudei filosofia e ética na PUC de Campinas e, atualmente destino meu tempo principal como programador de conteúdos de aprendizagem da fundação GCFAprendeLivre.org. Gosto de tudo aquilo que pode elevar meu espírito e fazer do meu mundo um lugar melhor, como as artes, a literatura, a música, a dança e mais. Acredito de verdade, que a vida é para ser sentida e desfrutada.