As seis áreas da vida: Trabalho e Profissional
Escrito porRoney Madureira- 12/05/2017
Tenho defendido nestes últimos artigos que publicamos aqui, a importância de cuidar com muita atenção das nossas seis áreas da vida. No imagem abaixo você pode ver quais são eles e nos links abaixo pode acessar os artigos relacionados que já foram publicados.
Veja as seis áreas em que dividimos nossa vida.
Veja as seis áreas em que dividimos nossa vida.
Para acessar nosso artigo sobre a vida afetiva clique aqui.  Também escrevemos um onde tratamos do equilíbrio financeiro e material que temos ter na nossa vida, para ler acesse esse link. Agora se você deseja ter algumas dicas para um melhor controle da área financeira veja este artigo.
Hoje espacialmente quero tratar de um campo muito importante, o profissional. Ter esse ponto da vida resolvido é fundamental, isso porque ele de uma forma ajuda a equilibrar outros como o financeiro, a saúde etc.  

Nem sempre é fácil encontrar um caminho profissional a ser seguido. Ele está muito relacionado as escolhas que fazemos logo que começamos nossa vida adulta, como a faculdade ou curso técnico e outras várias opções disponíveis.

É bem verdade que nunca é tarde para se tornar um profissional de uma determinada área, me lembro de ter lido um artigo numa revista que eu gosto muito, a Piauí, de uma mulher que se tornou médica com quase 50 anos de idade e se sentia muito realizada, assim como tive uma amiga pessoal que concluiu o curso de Matemático aos 5o e poucos anos e agora está quase terminando sua segunda graduação em direito. Isso é apenas para exemplificar que é possível sim começar carreiras e se tornar profissionais em algumas áreas num tempo que não é o regular.  

Neste sentido, se você acha que ainda não possui uma carreira profissional legal, está infeliz, ou não encontra trabalho, ainda dá tempo de recomeçar, veja este artigo que escrevi sobre como fazer faculdade. Ressalto agora um ponto muito importante, ter uma carreira profissional boa não significa de forma nenhuma ter feito uma faculdade, há diversas áreas de trabalho, e todos são necessárias, por exemplo, uma empregado domestica, que mesmo sem ter feito uma faculdade, pode se ver profissionalmente realizada na medida em que está feliz e que ganhar o suficiente para viver.  

A questão está muito mais perto da realização que propriamente o que foi estudado pra isso. Abaixo listamos alguns pontos fundamentais para que uma pessoa fique bem posicionada na área profissional escolhida. Veja:

Formação continuada:
Em qualquer área escolhida, se atualizar é super importante. Isso pode ser feito através de curso ministrado por universidades, institutos e outros locais. Ainda é possível estudar pela internet de forma gratuita, vendo tutoriais no YouTube, fazendo cursos online etc. Trocar ideias com amigos que tem a mesma profissão também é legal, assim podemos ter acesso a novas informações da área. O negócio aqui é estar constantemente atualizado, não podemos dormir no ponto, as coisas estão sempre mudando, e para ser bom na sua escolha profissional esteja atento.

Fique de olho nas oportunidades:
Mesmo estando trabalhando fique de olho nas oportunidades que o mercado pode oferecer. Você pode se considerar como uma empresa e, estando atualizado e capacitado, deve e pode, sempre galgar cargos e salários maiores, assim, estar atento em sites de trabalho, agencia e concursos é bom para melhorar sua vida.

Muito empenho e amor:

Faça tudo, até a mínima tarefa com muito amor e empenho, afinal o tempo que você gastará com a realização é o mesmo. Sabe, quando você faz as coisas bem feita aprende mais, é melhor visto pelos outros e se sente mais  realizado, afinal cumpriu muito bem seu trabalho. As vezes acho que o que falta é amor, as pessoas trabalham por trabalhar, estudam por estudar e não se entregam de verdade e ainda depois querem ser exitosos. As coisas não funcionam assim, quem quer vencer e ser melhor necessita ter muito empenho, amor e coragem, tenho amigo que diz que a pessoa dever ser obstinada.

Não tenha medo e seja otimista:

O medo as vezes só atrapalha, o novo existe e faz parte da nossa vida, por isso não tenha medo de tentar e inovar, de começar um novo trabalho e de mudar de vida, na maioria das vezes isso fará bem para você, lhe dará experiência e abertura de caminhos. Seja otimista em todos esses passo, coloque um sorriso no rosto e esteja disposto a enfrentar as situações adversas, que são comuns em qualquer caminhar, com sabedoria e otimismo.

Tenha boas relações:
Busque criar no seu caminho profissional colegas que lhe admirem e gostem de você, e não inimigos. Para isso seja amável e educado com todos, trate os colegas como gostaria de ser tratado, faça elogios e não leve as coisas para o lado pessoal e nem seja muito melindroso (que se ofende por qualquer coisa), e tenha assim uma rede Networking boa.

Montamos um teste para que você tenha uma ideia de como está a sua vida profissional: Faça e veja o resultado.
Vale a pena tentar manter as seis áreas da vida em equilíbrio, e isso só é possível quando internalizamos de verdade o desejos de estar bem. Hoje vimos um pouco mais sobre a vida profissional e alguns caminhos para melhorarmos nesta área.

Espero que você tenha gostado do artigo e que ele ajude na sua vida de alguma forma.

Até o próximo artigo.
Sou um cidadão do mundo e, neste momento decidi fixar moradia no país do meu coração, A Colômbia. Estudei filosofia e ética na PUC de Campinas e, atualmente destino meu tempo principal como programador de conteúdos de aprendizagem da fundação GCFAprendeLivre.org. Gosto de tudo aquilo que pode elevar meu espírito e fazer do meu mundo um lugar melhor, como as artes, a literatura, a música, a dança e mais. Acredito de verdade, que a vida é para ser sentida e desfrutada.