A arte a um passo do seu computador
Escrito porRoney Madureira- 16/05/2017
É incontestável a presença da arte na vida humana. Como espécie, estamos em contínua evolução, de primitivos passamos a seres pensantes e a arte esteve presente em todas estas etapas de evolução. Devemos entender a arte como uma forma de expressarmos nossas emoções, de manifestar através de um ato ou objeto, a realidade subjetiva de uma pessoa, sociedade ou povo. Ela tem várias formas de se apresentar, depende muito da cultura, lugar e tempo em que é criada, e é por isso também que não existe um padrão, o que definimos como arte, há mil anos atrás pode não ser o que entendemos hoje.
A arte é a representação da cultura e da forma de pensar de um povo, através dela podemos conhecer os costumes e os valores de um grupo, de uma cidade, de um país etc
Muitas pessoas, por não conhecerem, mantém uma distância e até mesmo um preconceito em relação a arte, sem saber que ela envolve praticamente tudo o que nos rodeia, de uma forma geral, até a moda, a embalagem de um produto ou o formato de um carro é arte. Há no entendo, 7 campos classificados como arte clássica, é o que chamamos de “as 7 artes” onde o cinema é considerado a sétima delas. Veja: 

  • 1 Arte – Música (som)
  • 2 Arte – Artes cênicas (Teatro, Dança, Coreografia) (movimento)
  • 3 Arte – Pintura (cor)
  • 4 Arte – Escultura (volume)
  • 5 Arte – Arquitetura (espaço)
  • 6 Arte – Literatura (palavra)
  • 7 Arte – Cinema (Integra vários elementos das citados)
Além destas artes clássicas, há um acréscimo feito por estudiosos do assunto que são, Fotografia, Banda Desenhada, Videogame e Arte digital.  

Ora, ter acesso e poder se envolver com a arte nem sempre é estimulante, e muitas vezes é de difícil acesso por terem valores elevados ou por não estarem disponíveis nos lugares em que vivemos. Mas a boa notícia é o que Google Arts & Culture, permite que desde um computador vinculado à internet, tenhamos acesso a este campo expressivo de forma gratuita. A única coisa que você precisa fazer, é entra no site indicado e começar a explorar, visitar museus, ver óperas, assistir espetáculos de dança e se perder neste mundo criativo.
Página do Google Arts & Culture
Página do Google Arts & Culture
Estando na página do Google Arts e Cultura, você poderá acessar diversos teatros e museus do mundo podendo navegar com seu mouse como se estivesse dentro do espaço, observando cada detalhe das peças, dos objetos e dos quadros, a sensação e bem interessante. Você pode também escolher ver as apresentações artísticas por artista, por tipo de arte ou por movimento, assim como por local e quando você clica na opção Mapa, pode ver os espaços que já foram registrados pelo Google para serem explorados.
Bem pessoal, este artigo também é um convite para vermos todas as possibilidades legais que internet nos dá, como por exemplo, assistir uma obra clássica de ópera gratuitamente e com qualidade, de imagem e som, excelente e sem sair de nossas casas.

Assim como muita coisa na vida, podemos aprender a gostar da arte, e quando isso se torna um hábito os benefícios que ganhamos como seres humanos são vários, por exemplo, o bom gosto estético, a cultura, o conhecimento de mundo, experiências de outras vivências, assim como uma sensibilidade apurada para perceber o mundo que nos rodeia de forma mais efetiva.

Seja bem-vindo ao mundo das artes!
Ouça o texto aqui:
Sou um cidadão do mundo e, neste momento decidi fixar moradia no país do meu coração, A Colômbia. Estudei filosofia e ética na PUC de Campinas e, atualmente destino meu tempo principal como programador de conteúdos de aprendizagem da fundação GCFAprendeLivre.org. Gosto de tudo aquilo que pode elevar meu espírito e fazer do meu mundo um lugar melhor, como as artes, a literatura, a música, a dança e mais. Acredito de verdade, que a vida é para ser sentida e desfrutada.